Luiz Fux foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela ex-presidente Dilma Rousseff, tomando posse no dia 3 de março de 2011, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Eros Grau. O magistrado já foi presidente da Corte (2020-2022), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Fux é professor Livre-Docente e titular de Processo Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na graduação e na pós-graduação, mesma faculdade onde se graduou em Direito. O ministro também é chefe do Departamento de Direito Processual Civil da universidade.
Entre 1976 e 1978, Luiz Fux foi advogado da petroleira Shell. Sua primeira experiência no setor público foi em 1979, quando foi aprovado em primeiro lugar no concurso para promotor de Justiça do Rio.
Quatro anos depois, Fux passou na primeira colocação na seleção para juiz do Tribunal de Justiça do Rio. O ministro se tornou Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 1997, exercendo o cargo até 2001, quando foi nomeado para o STJ pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Fux também foi Juiz Eleitoral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entre 1983 e 1997. A primeira e única passagem do magistrado no TSE aconteceu em 2014 e durou até 2018, ano no qual se tornou presidente da Corte.
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max