Página inicial  >AGU notifica YouTube para remover publicações falsas sobre estado de saúde de Lula
AGU notifica YouTube para remover publicações falsas sobre estado de saúde de Lula

AGU notifica YouTube para remover publicações falsas sobre estado de saúde de Lula

AGU notifica YouTube para remover publicações falsas sobre estado de saúde de Lula

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou nesta sexta-feira (13) o YouTube Brasil solicitando que sejam removidas da plataforma publicações com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se recupera de uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma intracraniano.

A AGU pede que a remoção dos links ocorra no prazo máximo de 24 horas. Caso não seja acatado o pedido, solicita-se a identificação da postagem, com acréscimo de marcação ao conteúdo, de modo a fornecer informações íntegras e condizentes com a realidade, no mesmo prazo.

Na notificação, a AGU lista diversos links que foram identificados com conteúdo falso. "Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República", aponta trecho do documento.

"Além de enganosas e fraudulentas, as postagens configuram-se como ato antijurídico, uma vez que violam o direito à informação (art. 5º, inciso XIV e art. 220, da CRFB) e extrapolam os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito (art. 187 do Código Civil)", complementa.

De acordo com a AGU, as postagens causam prejuízos "na medida em que expõem todos os usuários que se prestam a assistir a essas mídias a informações falsas sobre assunto de relevância pública".

"Dessa forma, as narrativas identificadas apresentam desinformação sobre o estado de saúde do Presidente, inclusive sobre sua morte, gerando confusão a respeito de assunto de relevância pública, com potencial de atingir a confiança nas instituições públicas e, em particular, afetar a própria estabilidade política e econômica do país", destaca a notificação.

Procurado, o YouTube não retornou.

Prédio da Advocacia-Geral da União (AGU) — Foto: Twitter/AGU
Fonte do artigo:números da mega sena